TERMOS E CONDIÇÕES DA LOJA ONLINE
WWW.BESTCANNABISSEEDS.PT
§ 1
DISPOSIÇÕES GERAIS
(1) A loja www.bestcannabisseeds.pt funciona de acordo com os princípios estabelecidos no presente regulamento.
2. O Regulamento define as condições para a celebração e rescisão de contratos de venda de produtos e o procedimento de reclamação, bem como os tipos e o âmbito dos serviços prestados eletronicamente pela Loja www.bestcannabisseeds.pt, as regras para a prestação destes serviços, as condições para a celebração e rescisão de contratos de prestação de serviços por via eletrónica.
(3) Cada Cliente é obrigado a cumprir as disposições do presente Regulamento a partir do momento em que inicia a utilização dos Serviços Electrónicos da Loja www.bestcannabisseeds.pt.
(4) Nas matérias não abrangidas pelo presente Regulamento, aplicam-se as disposições de:
4.1. da Lei da Prestação de Serviços Electrónicos de 18 de julho de 2002,
4.2. a Lei dos Direitos do Consumidor de 30 de maio de 2014,
4.3. a Lei sobre a resolução extrajudicial de litígios de consumo, de 23 de setembro de 2016,
4.4. a Lei do Código Civil de 23 de abril de 1964 e outras disposições relevantes do direito português.
§ 2
DEFINIÇÕES CONSTANTES DO REGULAMENTO
1) FORMULÁRIO DE CONTACTO - o formulário disponível no site www.bestcannabisseeds.pt que permite enviar uma mensagem ao Prestador de Serviços.
2) FORMULÁRIO DE REGISTO - formulário disponível no site www.bestcannabisseeds.pt que permite a criação de uma Conta.
3. FORMULÁRIO DE ENCOMENDA - formulário disponível no sítio www.bestcannabisseeds.pt que permite efetuar uma Encomenda.
4. CLIENTE - um Cliente que pretende concluir ou concluiu um Contrato de Venda com o Vendedor.
5. CONSUMIDOR - uma pessoa singular que efectua um negócio jurídico com o comerciante que não está diretamente relacionado com a sua atividade comercial ou profissional. 6.
6) CONTA - um conjunto de recursos no sistema de informação e comunicação do Fornecedor de Serviços, marcado com um nome individual (login) e uma palavra-passe, no qual são recolhidos os dados do Cliente, incluindo informações sobre as Encomendas efectuadas.
7) PRODUTO - um bem móvel disponível na Loja ou um serviço que é objeto de um Contrato de Venda entre o Cliente e o Vendedor.
8) Termos e Condições - estas regras e regulamentos da Loja.
9) LOJA - a loja online do Prestador de Serviços a funcionar em www.bestcannabisseeds.pt.
10) VENDEDOR, PRESTADOR DE SERVIÇOS - Mariusz Burdzań conduzindo negócios sob o nome de PHU Mariusz Burdzań registrado no Registro Central de Atividade Empresarial, possuindo o seguinte número NIP: 9182132828 e número REGON: 528091502, local de negócios e endereço para serviço: ul. Grażyny 8/3, endereço de e-mail: info@bestcannabisseeds.pt.
11) SISTEMA DE OPINIÕES - Serviço eletrónico disponibilizado aos Clientes pelo Prestador de Serviços, que lhes permite colocar opiniões sobre os Produtos.
12) ACORDO DE VENDA - Acordo para a venda de um Produto celebrado entre o Cliente e o Vendedor através da Loja.
13) SERVIÇO ELECTRÓNICO - serviço prestado eletronicamente pelo Prestador de Serviços ao Cliente através da Loja.
14) UTILIZADOR DO SERVIÇO - pessoa singular, pessoa colectiva ou unidade organizacional sem personalidade jurídica, a quem a lei confere capacidade jurídica, que utiliza o Serviço Eletrónico.
15) ENCOMENDA - declaração de vontade do Cliente que constitui uma oferta para celebrar um Contrato de Venda de Produtos com o Vendedor.
§ 3
INFORMAÇÕES SOBRE OS PRODUTOS E A SUA ENCOMENDA
A 1st Shop www.bestcannabisseeds.pt efectua vendas a retalho de Produtos através da Internet. 2.
(2) Os produtos propostos na Loja são novos, isentos de defeitos físicos e legais e foram legalmente introduzidos no mercado português.
(3) As informações contidas nos sites da Loja não constituem uma oferta na aceção da lei. O Cliente, ao efetuar uma Encomenda, faz uma oferta de compra de um determinado Produto nas condições indicadas na sua descrição.
(4) O preço do Produto apresentado no site da Loja é dado em Euros (EUR) e inclui todos os componentes, incluindo o IVA. O preço não inclui os custos de entrega.
(5) O preço do Produto apresentado no site da Loja é vinculativo no momento em que o Cliente efectua a Encomenda. O preço não será alterado, independentemente das alterações de preço na Loja que possam ocorrer para Produtos individuais após o Cliente ter efectuado uma Encomenda.
As encomendas podem ser efectuadas:
6.1 através do sítio Web, utilizando o Formulário de Encomenda (Loja www.bestcannabisseeds.pt) - 24 horas por dia, durante todo o ano,
6.2 por correio eletrónico para: info@bestcannabisseeds.pt,
6.3 por telefone: +48 792045651.
(7) Para efetuar uma Encomenda, o Cliente não é obrigado a registar uma Conta na Loja.
8ª A condição para efetuar uma encomenda na loja pelo Cliente é ler o Regulamento e aceitar as suas disposições no momento da encomenda.
(9) A Loja satisfaz as encomendas efectuadas de segunda a sexta-feira durante o horário de funcionamento da Loja, ou seja, das 7h às 15h nos dias úteis. As encomendas efectuadas em dias úteis após as 15 horas, aos sábados, domingos e feriados serão processadas no dia útil seguinte.
(10) O Vendedor declara que os Produtos vendidos através da Loja possuem todos os certificados, atestados e outros documentos exigidos pela lei portuguesa que confirmam a composição e origem do Produto.
(11) O Vendedor declara que todos os Produtos vendidos através da Loja foram autorizados para comercialização na República Checa, têm as marcas do fabricante e do importador, as marcas de conformidade exigidas de acordo com a legislação relevante e foram comprados a entidades autorizadas de acordo com as leis aplicáveis.
(12) O Vendedor reserva-se o direito de não ser responsável por efeitos secundários indesejáveis dos Produtos causados por uma reação alérgica individual do Cliente aos seus componentes.
(13) Os produtos em promoção (venda) têm um número limitado de unidades e as encomendas serão efectuadas pela ordem da sua receção até ao esgotamento das existências do Produto.
(14) As informações contidas no site da Loja são de carácter meramente informativo e só podem ser utilizadas em países onde a compra, posse ou cultivo de cannabis é permitida após o cumprimento das condições estabelecidas pela legislação do país em causa.
§ 4
CELEBRAÇÃO DE UM ACORDO DE VENDA
(1) Para celebrar um Contrato de Venda, é necessário que o Cliente efectue previamente uma Encomenda através dos meios disponibilizados pelo Vendedor, de acordo com o Artigo 3(6) e (8) dos Termos e Condições.
(2) Após a realização de uma Encomenda, o Vendedor confirmará imediatamente a sua receção.
3. A confirmação da receção da Encomenda incluirá:
3.1. confirmação de todos os elementos essenciais da Encomenda,
3.2. o formulário de retratação,
3.3. os presentes Termos e Condições, incluindo instruções sobre o direito de retratação.
(4) Após a verificação da Encomenda, o Vendedor confirmará imediatamente a aceitação da Encomenda para execução, enviando uma mensagem de correio eletrónico. A confirmação da aceitação da Encomenda para execução vincula o Cliente à sua Encomenda.
(5) A partir da receção pelo Cliente da mensagem de correio eletrónico referida no ponto 4 do presente parágrafo, é celebrado um Contrato de Venda entre o Cliente e o Vendedor.
(6) Cada Contrato de Venda será confirmado por uma prova de compra (recibo fiscal), que será anexada ao Produto e/ou enviada por correio eletrónico para o endereço de correio eletrónico do Cliente especificado no Formulário de Encomenda.
§ 5
MODALIDADES DE PAGAMENTO
O Vendedor disponibiliza os seguintes modos de pagamento:
1.1. pagamento por transferência tradicional para a conta bancária do Vendedor,
1.2. pagamento através do sistema de pagamento eletrónico,
(2) No caso de pagamento por transferência bancária tradicional, o pagamento deve ser efectuado para o seguinte número de conta bancária: PL 85 1020 4900 0000 8702 3658 3527 BIC/SWIFT BPKOPLPW (PKO Bank Polski) No título da transferência, escrever "Order No. ...".
(3) Em caso de pagamento através de um sistema de pagamento eletrónico, o Cliente deverá efetuar o pagamento antes do processamento da Encomenda. O sistema de pagamento eletrónico permite efetuar o pagamento por cartão de crédito ou transferência rápida a partir de bancos seleccionados.
(4) Em caso de pagamento contra entrega, o envio é efectuado após verificação da exatidão dos dados de endereço. O Cliente é obrigado a pagar a Encomenda e a recolher o Produto junto do fornecedor.
(5) O Cliente é obrigado a pagar o preço do Contrato de Venda no prazo de 7 dias úteis após a sua celebração, exceto se o Contrato de Venda estipular o contrário.
(6) No caso de optar pelos pagamentos descritos nos pontos 1.1 e 1.2 do presente parágrafo, o Produto só será enviado depois de ter sido pago.
§ 6
CUSTO, PRAZO E MODALIDADES DE ENTREGA DO PRODUTO
(1) Os custos de entrega do Produto a pagar pelo Cliente são determinados durante o processo de colocação da Encomenda e dependem da escolha do método de entrega do Produto adquirido.
2.2 O prazo de entrega do Produto consiste no prazo de conclusão do Produto e no prazo de entrega do Produto pelo transportador:
2.1 O prazo de conclusão dos Produtos é de 1 a 3 dias úteis a partir de:
(a) o crédito dos montantes pagos pelo Contrato de Venda na conta do Vendedor, ou
b) da autorização positiva da transação pelo sistema de pagamento eletrónico ou
c) aceitação da Encomenda para execução pelo Vendedor no caso de escolha de pagamento contra entrega.
2.2 A entrega dos Produtos móveis pelo transportador tem lugar no prazo declarado pelo transportador, ou seja, de 1 a 3 dias úteis a partir do momento do envio da encomenda (a entrega tem lugar apenas nos dias úteis, excluindo sábados, domingos e feriados).
(3) Os produtos comprados na Loja são expedidos a nível nacional e internacional por uma empresa de transportes.
(4) Se o valor da Encomenda exceder o limite indicado no site da Loja, o custo da entrega é suportado pelo Vendedor.
§ 7
RECLAMAÇÃO DO PRODUTO
1.1 Reclamação ao abrigo da garantia.
1.1 A base e o âmbito da responsabilidade do Vendedor para com o Cliente Consumidor no âmbito da garantia que cobre os defeitos físicos e jurídicos estão previstos na Lei do Código Civil de 23 de abril de 1964.
1.2 A notificação de defeitos relativos ao Produto e a apresentação de um pedido adequado podem ser feitas por e-mail para: info@bestcannabisseeds.pt ou por escrito para o endereço: ul. Grażyny 8/3 02-548 Varsóvia
1.3 Na mensagem escrita ou eletrónica acima referida, deve ser fornecida a maior quantidade possível de informações e circunstâncias relativas ao objeto da reclamação, em particular o tipo e a data de ocorrência da irregularidade e os dados de contacto. A informação fornecida facilitará e acelerará significativamente o tratamento da reclamação por parte do Vendedor.
1.4 Para a apreciação de defeitos físicos do Produto, o mesmo deverá ser entregue na morada: ul. Grażyny 8/3 02-548 Varsóvia
1.5 O Vendedor responderá ao pedido do Cliente imediatamente, o mais tardar no prazo de 14 dias a contar da data de apresentação da reclamação.
1.6 No caso de uma reclamação de um Cliente que seja um Consumidor - a não consideração da reclamação no prazo de 14 dias após a sua apresentação equivale a aceitá-la. No âmbito de uma reclamação justificada de um Cliente Consumidor, o Vendedor assume os custos de recolha, entrega e substituição do Produto por outro sem defeito.
1.7 A resposta à reclamação é dada em papel ou noutro suporte duradouro, por exemplo, por correio eletrónico ou SMS.
§ 8
CANCELAMENTO DE ENCOMENDA
1. O cliente tem o direito de cancelar a encomenda a qualquer momento, até ao momento do envio dos produtos, entrando em contacto com o nosso serviço de atendimento ao cliente. Após o envio da encomenda, já não será possível cancelá-la.
2. Para cancelar a encomenda, o cliente deve entrar em contacto connosco por e-mail para o endereço info@bestcannabisseeds.pt. No e-mail, pedimos que indique o número da encomenda, os dados de contacto e que mencione claramente que deseja cancelar a encomenda.
3. Se a encomenda ainda não tiver sido enviada, o cliente tem o direito de a cancelar sem custos adicionais. Após o cancelamento, o montante será devolvido na conta do cliente no prazo de 14 dias úteis, utilizando o mesmo método de pagamento escolhido pelo cliente no momento da encomenda.
4. Após o envio da encomenda, o cancelamento já não é possível, mas o cliente tem o direito de rescindir o contrato de acordo com a nossa política de devoluções (em conformidade com a legislação de defesa do consumidor, no prazo de 14 dias após o recebimento da mercadoria).
5. Caso o cliente deseje fazer alterações na encomenda (por exemplo, alteração do endereço de entrega ou alteração dos produtos), pedimos que entre em contacto connosco o mais rápido possível. As alterações só podem ser feitas até o momento em que a encomenda for processada (preparada para envio).
§ 9
DIREITO DE RETRACTAÇÃO
(1) Sem prejuízo do disposto na Secção 10 do presente parágrafo, um Cliente que seja também um Consumidor que tenha celebrado um contrato à distância pode rescindir o contrato sem necessidade de indicar os motivos, fazendo uma declaração nesse sentido no prazo de 14 dias. Para cumprir este prazo, basta enviar uma declaração de retratação disponibilizada pela Loja.
(2) Em caso de rescisão do contrato, o Contrato de Venda é considerado não concluído e o Consumidor é obrigado a devolver o Produto ao Vendedor ou a entregá-lo a uma pessoa autorizada pelo Vendedor a recebê-lo imediatamente, mas o mais tardar 14 dias a contar da data em que rescindiu o contrato, exceto se o Vendedor se tiver oferecido para recolher ele próprio o Produto. A devolução do Produto antes do termo do prazo é suficiente para cumprir o prazo.
(3) Em caso de resolução do Contrato de Venda, o Produto deve ser devolvido para o endereço: Grażyny 8/3 02-548 Varsóvia
4º O Consumidor será responsável por qualquer redução do valor do Produto resultante da utilização do Produto para além do necessário para verificar a natureza, características e funcionamento do Produto. Para verificar a natureza, as características e o funcionamento dos Produtos, o Consumidor deve manusear e inspecionar os Produtos da mesma forma que o poderia fazer numa loja fixa.
(5) Sem prejuízo do disposto nos pontos 6 e 8 do presente número, o Vendedor reembolsará o valor do Produto acrescido dos custos de entrega, utilizando o mesmo método de pagamento utilizado pelo Consumidor, exceto se o Consumidor tiver expressamente acordado um método de reembolso diferente que não implique quaisquer custos para o Consumidor. Sem prejuízo do disposto no ponto 7 do presente número, o reembolso será efectuado imediatamente e, o mais tardar, no prazo de 14 dias após a receção pelo Vendedor da notificação de resolução do Contrato de Venda.
(6) Se o Consumidor tiver escolhido um método de entrega do Produto diferente do método de entrega normal mais barato oferecido pela Loja, o Vendedor não será obrigado a reembolsar-lhe os custos adicionais por ele incorridos.
(7) Se o Vendedor não se tiver oferecido para recolher o Produto junto do próprio Consumidor, o Vendedor pode reter o reembolso dos pagamentos recebidos do Consumidor até que este receba o artigo de volta ou apresente prova da sua devolução, consoante o que ocorrer primeiro.
(8) O Consumidor que rescindir o Contrato de Venda, nos termos do ponto 1 do presente número, suportará apenas os custos de devolução do Produto ao Vendedor.
(9) O prazo de catorze dias durante o qual o Consumidor pode resolver o contrato é calculado a partir do dia em que tomou posse do Produto e, no caso de serviços, a partir da data de celebração do contrato.
(10) O direito de retratação de um contrato à distância não se aplica ao Consumidor no caso de um contrato de venda:
10.1 em que o objeto da prestação seja um artigo não pré-fabricado produzido segundo as especificações do consumidor ou que sirva para satisfazer as suas necessidades individualizadas,
10.2 quando o objeto da prestação for um artigo fornecido numa embalagem selada que não possa ser devolvida após a sua abertura por razões de proteção da saúde ou de higiene, se a embalagem tiver sido aberta após a entrega,
10.3 quando o objeto da prestação for uma coisa que, após a entrega, pela sua natureza, se torna inseparavelmente ligada a outras coisas
10.4 quando o objeto da prestação for um serviço, se o Vendedor tiver prestado o serviço na sua totalidade com o consentimento expresso do Consumidor, que foi informado antes do início da prestação que, após a prestação do Vendedor, perderia o seu direito de rescisão,
10.5 em que o objeto da prestação é um artigo perecível ou com um prazo de validade curto.
11. o Vendedor e o Cliente têm o direito de rescindir o contrato de venda se a outra parte do contrato não cumprir a sua obrigação num prazo estritamente determinado.
§ 10
TIPO E ÂMBITO DOS SERVIÇOS ELECTRÓNICOS
1.1 O Fornecedor de Serviços torna possível, através da Loja, a utilização de Serviços Electrónicos tais como:
1.1. celebração de Contratos de Venda de Produtos,
1.2 Manutenção de uma conta na Loja,
1.3. sistema de classificação,
1.4. envio de mensagens através do Formulário de Contacto.
(2) A prestação de Serviços Electrónicos ao Cliente na Loja está sujeita aos termos e condições estabelecidos nos Termos e Condições.
(3) O Fornecedor de Serviços tem o direito de colocar conteúdos publicitários no sítio Web da Loja. Este conteúdo constitui parte integrante da Loja e dos materiais nela apresentados.
§ 11
CONDIÇÕES DE FORNECIMENTO E CELEBRAÇÃO DE CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ELECTRÓNICOS
(1) A prestação dos Serviços Electrónicos referidos no § 9.1 do Regulamento pelo Prestador de Serviços é gratuita.
2. o período para o qual o acordo é celebrado:
2.1. o contrato de prestação de Serviços Electrónicos que consiste em permitir que a Encomenda seja colocada na Loja é celebrado por um período de tempo definido e termina quando a Encomenda é colocada ou quando o Cliente deixa de a colocar.
2.2. o contrato de prestação de Serviços Electrónicos que consiste em manter uma Conta na Loja é celebrado por um período de tempo indeterminado. O contrato é celebrado quando o Cliente envia o Formulário de Registo preenchido.
2.3. o contrato de prestação de um Serviço Eletrónico que consiste na utilização do Sistema de Classificação é celebrado por tempo indeterminado e termina a partir do momento em que o Cliente publica uma opinião ou deixa de utilizar este Serviço.
2.4. o contrato de prestação de um Serviço Eletrónico que consiste na possibilidade de enviar uma mensagem ao Prestador de Serviços através do Formulário de Contacto é celebrado por um período de tempo determinado e termina assim que a mensagem for enviada ou o Destinatário do Serviço deixar de a enviar.
3 Requisitos técnicos necessários para trabalhar com o sistema de tele-informação utilizado pelo Prestador de Serviços:
3.1. um computador (ou dispositivo móvel) com acesso à Internet,
3.2. acesso ao correio eletrónico
3.3. navegador de Internet,
3.4. ativação de Cookies e Javascript no navegador de Internet.
(4) O Cliente é obrigado a utilizar a Loja de forma compatível com a lei e a moral, tendo em conta o respeito pelos direitos pessoais e pelos direitos de propriedade intelectual de terceiros.
5. O Cliente é obrigado a introduzir os dados de acordo com os factos.
(6) O Cliente está proibido de fornecer conteúdos ilícitos.
§ 12
RECLAMAÇÕES RELACIONADAS COM A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ELECTRÓNICOS
(1) Reclamações relacionadas com a prestação de Serviços Electrónicos através da Loja, o Cliente poderá apresentar via e-mail para o seguinte endereço: info@bestcannabisseeds.pt.
(2) Na referida mensagem de correio eletrónico, o Cliente deverá fornecer o maior número possível de informações e circunstâncias relacionadas com o objeto da reclamação, nomeadamente o tipo e data de ocorrência das irregularidades e os dados de contacto. As informações fornecidas facilitarão e agilizarão significativamente a análise da queixa pelo Prestador de Serviços.
(3) O Prestador de Serviços deverá analisar a queixa imediatamente, o mais tardar no prazo de 14 dias a contar da data de notificação.
(4) A resposta do Prestador de Serviços à reclamação é enviada para o endereço eletrónico do Cliente indicado na notificação da reclamação ou de qualquer outra forma indicada pelo Cliente.
§ 13
CONDIÇÕES DE RESCISÃO DO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ELECTRÓNICOS
1.1 Rescisão do contrato de prestação de serviços electrónicos:
1.1 Um contrato de prestação de um Serviço Eletrónico de carácter contínuo e indefinido (manutenção de uma Conta) pode ser rescindido.
1.2 O Cliente pode rescindir o contrato com efeito imediato e sem indicar os motivos, enviando uma declaração relevante por correio eletrónico para o seguinte endereço: info@bestcannabisseeds.pt.
1.3 O Prestador de Serviços pode rescindir o contrato de prestação de Serviços Electrónicos de forma contínua e por tempo indeterminado no caso de o Cliente violar os Termos e Condições, em particular quando fornece conteúdos de natureza ilícita, após um pedido prévio ineficaz para cessar as violações com a fixação de um período de tempo adequado. Neste caso, o Acordo expirará 7 dias após a declaração de intenção de rescisão (período de pré-aviso).
1.4 A rescisão implica a cessação da relação jurídica com efeitos para o futuro.
(2) O Fornecedor de Serviços e o Cliente podem rescindir o contrato de prestação de Serviços Electrónicos a qualquer momento por mútuo acordo entre as partes.
§ 14
PROPRIEDADE INTELECTUAL
1) Todo o conteúdo publicado no website www.bestcannabisseeds.pt está protegido por direitos de autor e (sujeito ao § 13.3 e aos elementos publicados pelos Destinatários do Serviço, utilizados sob licença, transferência de direitos de autor ou utilização permitida) são propriedade da PHU Mariusz Burdzań, 8/3 Grażyny Street, NIP: 9182132828, REGON: 528091502. O Destinatário do Serviço será totalmente responsável por danos causados ao Prestador de Serviços, resultantes da utilização de qualquer conteúdo do website www.bestcannabisseeds.pt, sem o consentimento do Prestador de Serviços.
Qualquer utilização por qualquer pessoa, sem o consentimento expresso por escrito do Prestador de Serviços, de qualquer um dos elementos que compõem o conteúdo do sítio Web www.bestcannabisseeds.pt constitui uma violação dos direitos de autor pertencentes ao Prestador de Serviços e resulta em responsabilidade civil e criminal.
(3) Todos os nomes comerciais, nomes de Produtos, nomes de empresas e respectivos logótipos utilizados no sítio Web da Loja em www.bestcannabisseeds.pt pertencem aos seus proprietários e são utilizados apenas para fins de identificação. Podem ser marcas comerciais registadas. Todos os materiais, descrições e fotografias apresentados no sítio Web da Loja em www.bestcannabisseeds.pt são utilizados para fins informativos.
§ 15
DISPOSIÇÕES FINAIS
(1) Os contratos celebrados através da Loja são celebrados de acordo com a lei portuguesa.
(2) No caso de qualquer parte dos Termos e Condições de Utilização ser inconsistente com a lei aplicável, as disposições relevantes da lei portuguesa aplicar-se-ão em vez da disposição contestada dos Termos e Condições de Utilização.
(3) Quaisquer litígios decorrentes de Contratos de Venda entre a Loja e os Consumidores serão resolvidos, em primeira instância, por negociação, com a intenção de resolver o litígio de forma amigável, tendo em conta a lei sobre a resolução extrajudicial de litígios de consumo. No entanto, se tal não for possível ou não for satisfatório para uma das partes, os litígios serão resolvidos pelo tribunal comum competente, em conformidade com o ponto 4 do presente número.
(4) Quaisquer litígios que surjam entre o Prestador de Serviços e o Cliente (Cliente) que também seja um Consumidor, serão submetidos aos tribunais competentes, de acordo com as disposições do Código de Processo Civil de 17 de novembro de 1964.
(5) O Cliente consumidor tem também o direito de recorrer a meios extrajudiciais de resolução de litígios, nomeadamente através da apresentação, após a conclusão do processo de reclamação, de um pedido de mediação ou de um pedido de apreciação do caso por um tribunal arbitral. O consumidor pode também recorrer à assistência gratuita de um provedor do consumidor distrital (municipal) ou de uma organização social cujas funções estatutárias incluam a proteção do consumidor. A resolução extrajudicial dos litígios após o procedimento de reclamação é gratuita.
(6) A fim de resolver um litígio de forma amigável, o consumidor pode, nomeadamente, apresentar uma queixa através da plataforma ODR (Online Dispute Resolution), disponível em: http://ec.europa.eu/consumers/odr/.
